12
Dez 09

 

O uso do telemóvel deve matar mais do que o tabaco dentro de poucos anos, acredita Vini Khurana, um neurocirurgião que recebeu 14 prémios em 16 anos. O especialista pede à população que use o aparelho o mínimo possível, principalmente quando se trata de crianças, citado pelo jornal «The Independent».
O médico analisou cerca de cem trabalhos científicos publicados sobre o tema para chegar às suas conclusões. Segundo ele, há ao menos oito estudos clínicos que indicam uma ligação entre o uso de telemóveis e certos tipos de tumor no cérebro.
Já há previsões de que esse perigo tenha mais ramificações para a saúde pública do que o amianto ou o fumo. «Isso gera preocupações para todos nós, especialmente com a geração mais nova», afirma Khurana, que é professor de neurocirurgia na Faculdade Nacional de Medicina da Austrália, no estudo.
A comparação entre as mortes causadas por cigarro e por telemóvel deve-se ao facto de cerca de 3 bilhões de pessoas usarem esses aparelhos, número três vezes maior ao de fumadores, afirmou.

Khurana explica que ainda não há mais dados sobre o assunto pelo facto de a intensificação no uso dos telemóveis ainda ser recente. Sobretudo tendo em conta que o período de «incubação», tempo entre o início da utilização do aparelho e o diagnóstico do cancro em um indivíduo, dura de dez a 20 anos.
«Entre 2008 e 2012 teremos atingido o tempo apropriado para começar a observar definitivamente o impacto dessa tecnologia global nos índices de cancro no cérebro»,explica.
Para evitar o problema, Khurana sugere, entre outras medidas, que as pessoas evitem ao máximo o uso do telemóvel, dando preferência ao telefone fixo. Recomenda também moderação no uso de Bluetooth e de headsets sem fio. Outra dica, de acordo com o médico, é usar o sistema alta voz para falar, mantendo o telemóvel a pelo menos 20 cm da cabeça.
publicado por maestrinavania às 17:08

comentários recentes
è com tristeza que informo que a sara faleceu no p...
Olá!Sou estudante do mestrado em Psicologia Clínic...
Ola vânia!!!Antes de mais quero-te desejar muitas ...
Párabens Vânia, a tua fé conseguiu ultrapassar tod...
olá parabéns pelo destaque e pelo blog pois nunca ...
Olá Vânia , boa noite. Como isso?É com imenso ...
A tua coragem e a tua Fé são exemplo para todos nó...
Estás de parabéns. Realmente consegues dar imensos...
Passei por cá só para te dizer que mesmo sem te co...
Parabéns amiga. Continua assim uma grande mulher l...
ESTÁS DE PARABÉNS POR ESTE BRILHANTE TRABALHO...SÃ...
olá vânia.este blog está muito engraçado e acho qu...
Tens toda a razão, pensamos sempre que é só aos ou...
Amiga o teu blog ta muito fixe...só uma pessoa com...
Olá amiga! Muitos parabéns. O blog está muito bem ...
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim