21
Nov 09

O «pai» do DNA reuniu centenas de pessoas na Gulbenkian

 

“Devemos trabalhar todos juntos para curar e prevenir o cancro”, disse James Watson ao Ciência Hoje no final da conferência “Curar o cancro hoje, não amanhã”, que se realizou no passado dia 7 de Novembro de 2009, em Lisboa.

O geneticista, distinguido com o prémio Nobel da Medicina de 1962 (juntamente com Francis Crick e Maurice Wilkins) por ter desvendado a estrutura molecular do DNA, prevê a descoberta da cura do cancro nos próximos dez anos.

Um dos motivos relacionados com o optimismo de James Watson é o preço dos tratamentos genéticos que está a baixar progressivamente pelo que o seu custo deixou de ser um obstáculo como era no passado. "A investigação em cancro demonstra grandes oportunidades, é por isso que devemos continuar a acreditar no nosso trabalho”, afirmou o cientista. “O nosso objectivo é diminuir o número de casos de cancro”, acrescenta.

afirma James Watson. Segundo o presidente do conselho científico da Fundação Champalimaud, esta “é uma grande oportunidade para Portugal desempenhar um papel de liderança na cura e prevenção do cancro".

No futuro centro de investigação e tratamento de metástases, a Fundação Champalimaud pretende juntar a investigação laboratorial sobre cancro com a vertente clínica na sua futura sede, na zona ribeirinha de Pedrouços. Será o primeiro centro de investigação e tratamento de metástases do cancro no mundo a que se juntará um centro de neurociências e a aposta na área da visão. A abertura está prevista para Outubro do próximo ano, a coincidir com o centenário da República.

“A nossa missão é construir algo importante, uma clínica do cancro”,

 

Trabalhar até aos 86 anos
 

Centenas de pessoas encheram as salas da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa
Centenas de pessoas encheram as salas da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa

Aos 81 anos, James Watson espera poder continuar a sua reconhecida carreira científica pelo menos por mais cinco. Na palestra, a convite da Fundação Champalimaud, o cientista falou sobre a sua experiência com o cancro e o caminho que o levou até ao estudo desta doença. Contou que os pais morreram de cancro quando era criança, tal como o seu irmão mais velho, e que ele próprio já teve cancro de pele. Em seguida falou no seu percurso na investigação, desde que começou a trabalhar, nos anos 40, com genes de vírus que afectam bactérias até aos vírus que causam tumores e aos mecanismos do cancro.

James Watson afirma que há estudos que dizem que o exercício físico pode ajudar a evitar o cancro da próstata. Um dos problemas que mais afecta os homens a partir dos 50 anos, representando uma importante causa de morte. De acordo com o investigador, “uma maneira feliz de evitar o cancro da próstata” é praticar exercício físico. Com boa disposição e um sentido de humor apurado, diz que é por isso que joga ténis e mostra uma foto sua com uma raquete oferecida pelo tenista Roger Federer.

James Watson tirou fotografias, <br> deu autógrafos e respondeu a todos
James Watson tirou fotografias, deu autógrafos e respondeu a todos
Ontem, três salas da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, encheram com as 700 pessoas que foram ouvir um dos grandes nomes da história da ciência falar sobre a cura do cancro. No final da conferência, James Watson tirou fotografias, deu autógrafos e respondeu a todos os que se sentiram inspirados com a palestra do cientista. 
 

publicado por maestrinavania às 08:24

comentários recentes
è com tristeza que informo que a sara faleceu no p...
Olá!Sou estudante do mestrado em Psicologia Clínic...
Ola vânia!!!Antes de mais quero-te desejar muitas ...
Párabens Vânia, a tua fé conseguiu ultrapassar tod...
olá parabéns pelo destaque e pelo blog pois nunca ...
Olá Vânia , boa noite. Como isso?É com imenso ...
A tua coragem e a tua Fé são exemplo para todos nó...
Estás de parabéns. Realmente consegues dar imensos...
Passei por cá só para te dizer que mesmo sem te co...
Parabéns amiga. Continua assim uma grande mulher l...
ESTÁS DE PARABÉNS POR ESTE BRILHANTE TRABALHO...SÃ...
olá vânia.este blog está muito engraçado e acho qu...
Tens toda a razão, pensamos sempre que é só aos ou...
Amiga o teu blog ta muito fixe...só uma pessoa com...
Olá amiga! Muitos parabéns. O blog está muito bem ...
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim