18
Out 09

A primeira descodificação da evolução genética de um cancro da mama, realizada no Canadá por uma equipa de investigadores dirigida pelo português Samuel Aparício, é hoje o tema de capa da revista científica Nature.

Foram descodificadas neste trabalho as três mil milhões de letras da sequência de ADN de um carcinoma lobular metastático, que constitui 10 por cento de todos os cancros da mama, e descobertas as mutações, ou "erros de ortografia", que causam a disseminação do cancro.

"Nunca pensei que assistiria a isto na minha vida", declarou Samuel Aparício, chefe do programa de investigação de cancro da mama da BC Cancer Agency, em Vancouver (Columbia Britânica, Canadá), num vídeo de apresentação do estudo.

"Conseguimos descodificar pela primeira vez na história humana o livro secreto de um cancro da mama", acrescentou. "É um ponto de viragem na nossa capacidade de compreender as causas do cancro da mama e de desenvolver medicinas personalizadas para os nossos pacientes".

Na sua perspectiva, "o número de portas que agora se podem abrir à investigação futura é considerável", o que prenuncia o desenvolvimento de novos alvos de tratamento e terapias para o cancro da mama.

Evolução de um tumor lobular da mama num intervalo de nove anos

Em parceria com o Centro de Ciências do Genoma da mesma agência de investigação oncológica canadiana, a equipa de Samuel Aparício usou a última geração de tecnologia de sequenciação de ADN, mais rápida e menos dispendiosa, para estudar a evolução de um tumor lobular da mama num intervalo de nove anos.

Dessa forma, encontraram 32 mutações no tumor metastático e procuraram quantas delas estavam presentes no tumor original. O resultado foi que apenas cinco estavam nas células do tumor inicial, revelando-as como as causadoras do desencadear da doença. Os cientistas desconheciam que essas cinco mutações desempenhassem um papel no cancro.

Descobriram também que nem todas as células do cancro original eram as mesmas nem tinham as mesmas mutações, o que, para Samuel Aparício, é muito relevante para os estudos futuros.

"Sabemos agora que o cancro é uma comunidade de células com mutações diferentes e isso é importante para saber como surge a resistência aos fármacos e como usamos marcadores para dirigir os tratamentos dos pacientes", afirmou

Segundo Marco Marra, director do Centro de Ciências do Genoma da BC Cancer Agency, "enquanto foram necessários muitos anos e imenso dinheiro para estabelecer o primeiro genoma humano em 2001, esta descoberta demorou apenas algumas semanas e teve um custo muito inferior".

Desde que o genoma humano foi sequenciado pela primeira vez no âmbito de um projecto de quase três mil milhões de dólares, o seu preço tem vindo a baixar significativamente, ao ponto de uma equipa da Universidade de Stanford (EUA) ter anunciado este Verão que sequenciou o genoma de um dos seus investigadores, Stephen Quake, por 50 mil dólares.

O estudo agora publicado foi financiado pela BC Cancer Foundation, o braço para angariação de fundos da BC Câncer Agency, que investiu mais de 15 milhões de dólares na investigação desenvolvida pela instituição.

Samuel Aparício é doutorado em Genética do Desenvolvimento pela Universidade de Cambridge (Reino Unido, 1995) e dirige o programa de Oncologia Molecular e Cancro da Mama da BC Cancer Research Centre desde 2005.

publicado por maestrinavania às 20:39

comentários recentes
è com tristeza que informo que a sara faleceu no p...
Olá!Sou estudante do mestrado em Psicologia Clínic...
Ola vânia!!!Antes de mais quero-te desejar muitas ...
Párabens Vânia, a tua fé conseguiu ultrapassar tod...
olá parabéns pelo destaque e pelo blog pois nunca ...
Olá Vânia , boa noite. Como isso?É com imenso ...
A tua coragem e a tua Fé são exemplo para todos nó...
Estás de parabéns. Realmente consegues dar imensos...
Passei por cá só para te dizer que mesmo sem te co...
Parabéns amiga. Continua assim uma grande mulher l...
ESTÁS DE PARABÉNS POR ESTE BRILHANTE TRABALHO...SÃ...
olá vânia.este blog está muito engraçado e acho qu...
Tens toda a razão, pensamos sempre que é só aos ou...
Amiga o teu blog ta muito fixe...só uma pessoa com...
Olá amiga! Muitos parabéns. O blog está muito bem ...
recados no orkut