05
Ago 09

Radioterapia é o método que utiliza a radiação no tratamento oncológico, ou seja, na destruição de células tumorais. Neste método é aplicada uma dose calculada de radiação sobre o tecido onde se localiza o tumor, de uma forma que cause o menor dano possível nas áreas vizinhas.

Quando as radiações entram em contato com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e criam efeitos químicos que provocarão a destruição dos tumores. No entanto, a eficiência da radioterapia dependerá de alguns fatores, como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como o controle do processo.

Existem duas formas em que a radioterapia é realizada. Na teleterapia, o paciente recebe as doses de irradiação externamente, fazendo com que várias estruturas que estão próximas da região do tumor também sejam atingidas. Já na braquiterapia, são colocados isótopos radioativos dentro do corpo do paciente, liberando a radioatividade diretamente sobre o local necessário e evitando ao máximo a incidência em outras regiões.

Geralmente as aplicações do tratamento são diárias, seguindo certos intervalos indicados pelo médico. Além disso, todas as reações ao tratamento deverão ser observadas e analisadas pelo especialista, fazendo com que a duração do tratamento varie conforme a resposta do tumor às aplicações.

O uso da radioterapia pode provocar alguns efeitos colaterais decorrentes do dano celular dos tecidos ao redor do tumor. Por isso, os principais sintomas colaterais que podem ocorrer são: queimaduras na pele, feridas na boca, diarréia, dor ao urinar, etc. Entretanto, com a utilização de novos métodos já é possível restringir cada vez mais a área irradiada, reduzindo grandemente os efeitos colaterais do tratamento.

publicado por maestrinavania às 16:29

comentários recentes
è com tristeza que informo que a sara faleceu no p...
Olá!Sou estudante do mestrado em Psicologia Clínic...
Ola vânia!!!Antes de mais quero-te desejar muitas ...
Párabens Vânia, a tua fé conseguiu ultrapassar tod...
olá parabéns pelo destaque e pelo blog pois nunca ...
Olá Vânia , boa noite. Como isso?É com imenso ...
A tua coragem e a tua Fé são exemplo para todos nó...
Estás de parabéns. Realmente consegues dar imensos...
Passei por cá só para te dizer que mesmo sem te co...
Parabéns amiga. Continua assim uma grande mulher l...
ESTÁS DE PARABÉNS POR ESTE BRILHANTE TRABALHO...SÃ...
olá vânia.este blog está muito engraçado e acho qu...
Tens toda a razão, pensamos sempre que é só aos ou...
Amiga o teu blog ta muito fixe...só uma pessoa com...
Olá amiga! Muitos parabéns. O blog está muito bem ...
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim